Inicio Empresa Produtos Serviços Atendimento Onde Estamos Fale Conosco
Menu principal
Entrar
Oportundiade de emprego

Ações do Usuário
Definir como Pagina Inicial
Adicionar esta pagina aos Favoritos
Cadastro Fornecedor
Usuarios On-Line
5 visitantes online (1 na seção: Informativos REV)

Usuários: 0
Visitantes: 5

mais...
Caixa Postal da REV

Click e acesse a sua Caixa Postal da REV



Fique por dentro : REV comemora o Dia do Consumidor
Enviado por Oseas em 13/03/2015 (1475 leituras) Notícias do mesmo autor

15 de março: Dia do Consumidor



O que é o dia do consumidor?



Essa não é só mais uma data comercial criada por lojistas. Pelo contrário, o Dia do Consumidor surgiu há muitos anos, mais precisamente em 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso em favor dos direitos dos consumidores.

Mais de 20 anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o Dia do Consumidor como uma data internacional, com o objetivo de criar debates e fazer com que a sociedade, os órgãos públicos e o comércio reflitam sobre o tema.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado em 15 de março. Podemos dizer que consumidor é toda pessoa física (indivíduos, como você) ou jurídica (empresa, associação ou outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio. Portanto, somos todos consumidores.

As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores, e tudo o que oferecem aos consumidores deve ter qualidade, preço justo e proporcionar as utilidades anunciadas, sem enganar o comprador. Esse é um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, que criou o Código de Defesa do Consumidor.

O Código entrou em vigor em 1991, e estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, com o objetivo de evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.

Para que todos consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma, você exerce seu papel de cidadão, defende seus direitos e contribui para melhorar a vida de todos os brasileiros.

Temos a nossa disposição o Ministério Público, que organiza as ações em defesa do consumidor e da ordem econômica em temas como telefonia, transportes, planos de saúde, energia e combustíveis, serviços bancários e crédito imobiliário, transgênicos e mercado de capitais.
A atuação do MP pelos direitos do consumidor já resultou ações como: suspensão e adequação de tarifas bancárias, proibição do comércio de alimentos com organismos geneticamente modificados (OGMs) sem referência expressa na embalagem, Redução de tarifas de pedágio, proibição de cobrança de taxa para expedição ou registro de diploma, suspensão da venda de medicamentos, produtos e serviços irregulares, proibição de venda de combustível adulterado e indenização aos consumidores prejudicados, etc.

Nesta data celebramos a confiança que cada consumidor (e cliente) deposita em nossa loja. Temos muito o que comemorar, e não somente hoje, mas em todos os dias e enaltecer sempre essa sólida parceria.

Parabéns!

Imprimir Enviar esta notícia por e-mail Criar um PDF do artigo